Bispo desafia as autoridades
O novo bistpo de Xangai, Thaddeus Ma Daqin, escolhido com a aprovação do Papa bento XVI e a autorização governativa, evitou a imposiçãso das mãos da parte do bispo não reconlhecidos pela Santa Sé na cerimónia da sua ordenação no passado dia 7 de Julho. Além disso, no final da celebração dirigiu-se á assembleia e declarou publicamente a intenção de deixar o cargo que tinha na Assembleia Católica Patriotica Chinesa (CCPA governamental) para se «dedicar completamente à envegelização e pastoral da diocese» para que era consagrado bispo.
A reacção do governo não se fez esperar.N Na tarde do dia da ordenação, o bispo Thadeus era levado à força para a localidade de Sheshan e mantido em prisão domiliciária no seminário local, com a acosação de ter violado os estatutos da CCPA e o ritual da ordenação. Desde esse dia, não pararão os elogios dos católicos ao bispo que se tornou bandeira da liberdade e ícone da resistência.
Naturalmente, não há herois sem vilão. Na mesma semana de Julho e na cidade de Harbion. o P.ª Yue Fusheng. de 48 anos vice-priesidente da CCPA, tinha aceitado ser ordenado bispo, por iniciativa da CCPA e sem mandato do Papa.